SÁBADOS NO INSTITUTO DA PSICANÁLISE LACANIANA - 2008

Cursos da Psicanálise

Curso 1: sábado, 12 de abril de 2008

O que é a psicanálise de Jacques Lacan?

O curso é uma introdução à psicanálise de orientação lacaniana.
Apresenta, sinteticamente, os fundamentos do percurso de Lacan, iniciando com as formulações sobre a fase do espelho nos anos 30, analisa a virada estruturalista dos anos 50, quando Lacan formaliza o registro simbólico e efetua o ‘retorno a Freud’, e conclui com a torção promovida nos anos 70 pela experiência do real e pela abordagem topológica.
Para balizar esta trajetória, o curso se apóia nas noções de imaginário, simbólico e real – os três registros lacanianos - e na hipótese da existência, em Lacan, de duas clínicas: do Simbólico e do Real.

Aulas:
9h00 Quem foi Jacques Lacan?
Esboço de uma vida. A formação psiquiátrica, filosófica, literária. O retorno a Freud e para-além de Freud. Participação e ruptura com a IPA. Fundação e Dissolução da Escola Freudiana de Paris. Dissidências. A Escola da Causa Freudiana. A orientação lacaniana. Heranças. A psicanálise no mundo.
Jorge Forbes

 

9h45 Qual o percurso de Jacques Lacan?
Um percurso descontínuo. Lacan com e contra Lacan. Conservação e mudança de paradigmas. Periodizações do ensino. Imaginário, simbólico e real. Psiquiatria, etologia, antropologia, lingüística, lógica, topologia. Lacan e o pensamento contemporâneo.
Jorge Forbes

 

11h00 O Que é o Imaginário?
O eu na teoria freudiana. A fase do espelho. Narcisismo. O eu e o outro. Eu, eu ideal, ideal do eu. O eixo imaginário. O mundo animal. Intersubjetividade, Agressividade e Erotismo. A dialética do senhor e do escravo. Palavra vazia e palavra plena.
Elisabeth Almeida

 

11h45 O Que é o Simbólico?
A subversão do sujeito. A releitura estruturalista.. O Inconsciente estruturado como uma linguagem. O Inconsciente é o discurso do Outro. Um significante representa um sujeito para outro significante. As formações do Inconsciente. O Édipo não é anedótico, é estrutural A metáfora paterna e o nome-do-pai. Bejahung e Verwerfung. Clínica estrutural.
Claudia Riolfi

14h30 O Que é o Real?
A experiência do real no tratamento analítico. O real como impossível: o que não cessa de não se inscrever. O que não tem nome nem nunca terá. O objeto a e o real. Os paradigmas do gozo. Sintoma como gozo. Defesas contra o real. Para além do Inconsciente. Desabonados do Inconsciente. O analista como o real.
Ariel Bogochvol

 

15h15 A Primeira Clínica de Lacan

Retorno a Freud. As estruturas freudianas – neurose, psicose e perversão. Uma clínica do sujeito e do Outro. Uma clínica edípica: presença ou forclusão do Nome-do-Pai. As modalidades do desejo. O sintoma decifrável. O saber e a verdade. O sujeito suposto saber.
Leny Mrech

 

16h30 A Segunda Clínica de Lacan
Uma nova topologia. Para-além de Freud e para-além do Édipo. Pluralização dos Nomes-do-Pai. O que escapa à simbolização. O corpo que goza. O sintoma transparente e o sintoma opaco. O sintoma como gozo e como identificação. O Outro não existe, logo, a responsabilidade.
Jorge Forbes

 

17h15 As Direções do Tratamento
Diagnóstico e prognóstico. O percurso de uma análise. A entrada em análise. Retificação subjetiva. A transferência. Finalidades e finais de análise. O Desejo do Analista. Interrupções da análise. Efeitos terapêuticos rápidos. Práticas terapêuticas coletivas. Destinos do sintoma, do fantasma e da transferência. A análise didática. A experiência do passe. Escola e outras instituições.
Jorge Forbes

 

18h00 Conclusões e debates

19h Encerramento

Coordenação Geral: Jorge Forbes
Coordenação do Curso: Ariel Bogochvol

 

Realização: IPLA – Instituto da Psicanálise Lacaniana
Local: Rua Augusta 2366, casa 2, São Paulo
Informações e Inscrições: na sede do IPLA
ou pelos telefones (11) 3061 0947 e 3081 6346

Taxa: R$ 70,00
alunos do IPLA e estudantes universitários até 25 anos : R$ 50,00